Novas Regras: MEIs e Empregadores Domésticos Devem Aderir ao DET em Agosto

Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) passará a ser obrigatório para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores domésticos a partir de 1º de agosto de 2024. Essa nova plataforma digital, criada pelo Ministério do Trabalho, permite a comunicação eletrônica entre o empregador e a Inspeção do Trabalho. Aqui estão os principais pontos:

  1. O que é o DET?:
    • O DET é um sistema que oferece informações sobre atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões administrativas e avisos em geral.
    • Ele reduz custos operacionais e deslocamentos dos empregadores.
    • Por meio do DET, os empregadores recebem documentação eletrônica exigida durante ações fiscais.
  2. Atualização do Cadastro:
    • Não há multa pela não atualização do cadastro no sistema, mas o empregador deve estar ciente das consequências.
    • Mesmo sem cadastrar um e-mail para alertas e sem acessar o DET, a ciência das comunicações eletrônicas será presumida.
    • O empregador notificado por auditor fiscal que não responde à notificação pode ser autuado e multado.
  3. Como Atualizar o Cadastro:
    • Acesse o site do DET com seu login e senha do gov.br.
    • Atualize seus contatos e, se desejar, outorgue poderes a uma pessoa autorizada para acessar o DET em seu nome.

Lembre-se de cumprir essa obrigação para evitar problemas futuros!

Fonte: PODER360. MEI e empregador doméstico devem aderir ao DET em agosto. Poder360, 25 jul. 2024. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/mei-e-empregador-domestico-devem-aderir-ao-det-em-agosto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima